Obesidade contribui para desencadear inúmeras condições. Mas, graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conduzirmos a Obesidade aos Tratamentos Naturais.
Avaliação da Obesidade através da consulta inicial na clínica, você não precisa se preocupar tanto com a contagem de calorias ou gramas de gordura, pois a qualidade do alimento também será revelada. Aprendemos então quais fibras e proteínas e ainda saber quais alimentos combinam mais a cada um. É uma maneira muito mais natural e intuitiva de evitar a obesidade!
Obesidade e revelações:
Na obesidade, os sinais de insulina são muitas vezes perdidos, por resistência de receptores e os tecidos não são mais capazes de controlar os níveis de glicose. Isto pode levar ao desenvolvimento de mais obesidade e ou diabetes do tipo II e finalmente síndrome metabólica.
Mas, por comermos açúcares, ou massas em excesso, transformamos o excesso de açúcar em gordura e isso leva a uma variedade de problemas, relacionados a obesidade: Nos homens e nas mulheres que tiveram menopausa, o principal local de produção de estrogênio é nas células gordurosas, daí a necessidade da avaliação hormonal também, para cortarmos mais este ciclo vicioso, que contribui à compulsão alimentar.
Além de suplementos e alimentos corretamente indicados pela clínica e pelos exames, o estilo de vida, assim como a prática de exercícios determinam a disposição corporal. Mas, o próprio incentivo ao exercício e a alimentação podem ser melhorados com a orientação clínica assistida.
Obesidade e Inflamação:
Juntamente com a obesidade advém a inflamação, devido a decorrência de alguns fatores como:
Alteração do fluxo sanguíneo de laminar para turbulento
Fadiga crônica
Sedentarismo
Aumento da degradação e morte celular tanto sanguínea como de todo resto do organismo
Alteração da microbiota intestinal
Redução da oxigenação tissular
Diminuição do pH corporal
Aumento de radicais livres e substâncias glicantes
Aumento da ferritina
Aumento da glicemia e da lipidemia
Aumento da largura dos glóbulos vermelhos
Aumento da viscosidade sanguínea
Aumento de outros mediadores inflamatórios como: PCR, Homocisteína entre outros
Consequências da Inflamação são inúmeras:
Assim sendo temos alguns marcadores que podem orientar quanto ao grau de inflamação
Obesidade e Tratamentos Naturais:
Aqui apenas alguns exemplos:Se houver dificuldade em eliminar peso, o que pode estar faltando : Ácidos graxos essenciais e ou aminoácidos essenciais e ou vitaminas e ou energia vital correta.
O que pode estar sobrando: Refinados e ou massas e ou ansiedade e ou estresse e ou excesso alimentar em geral, além de comprometimento do eixo. Se houver retenção de líquidos o que pode estar ocorrendo: Desequilíbrio entre o potássio e ou fósforo e ou sódio e ou globulinas e ou albumina no sangue e ou ainda baixo débito cardíaco e que pode ser por disfunção dos Rins e ou Fígado e ou Pâncreas e finalmente Coração
Com desconforto abdominal e gases e inchaço, falta: Probióticos e ou prebióticos e ou motilidade intestinal e ou secreções intestinais e ou absorção intestinal enfim energia vital correta. E sobrando: Refinados e ou farináceos e ou disbiose intestinal e demais intoxicantes. Se houver colesterol e triglicérides, vejam o artigo relacionado Se houver compulsão a doces, o que pode estar faltando: Cromo e ou zinco e ou magnésio e ou amargos em geral, mas principalmente condições adequadas do pâncreas. O que pode estar viciando: Doces, refinados, flora intestinal desequilibrada. Mas estes e outros desequilíbrios específicos, são também corrigíveis pela homeopatia!!
Tratamentos Complementares:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo nos hábitos alimentares positivamente.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução de Obesidade através da associação da homeopatia e acupuntura.
Referências:
Acessados em 13-8-2023
Comments